Perguntas e Respostas

OBS: Para as dúvidas não cobertas pelas perguntas abaixo, recomenda-se que o candidato consulte o Regimento de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa.

- Seleção de Candidatos / Processo Seletivo

Onde encontro o edital de seleção de candidatos ao mestrado e, ou, doutorado em Bioquímica Agrícola?

Resposta: O edital geral de seleção de candidatos é permanente e consta no Regimento de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, Capítulo V – Da Admissão aos Programas, Artigos 21 a 27. O candidato pode acessar este edital no endereço.

Onde faço a inscrição?

Resposta: A inscrição é feita na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa (e-mail: ppg@ufv.br ; Tel.: 31-3899-2146). O período de inscrição encerra-se em 15 de maio de cada ano para início no segundo semestre do mesmo ano, e em 15 de setembro de cada ano para início no primeiro semestre do ano seguinte.

Posso fazer a inscrição sem ter concluído o curso de graduação ou de mestrado?

Resposta: Sim, mas o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, documentos que comprovem que concluirá seu curso antes do período de matrícula de início do curso de pós-graduação, caso selecionado. Para o candidato ao mestrado, este deve apresentar histórico escolar e declaração da faculdade/universidade de origem com indicação de previsão de conclusão de curso. Para o candidato ao doutorado, além do histórico escolar da graduação, este deve apresentar, no ato da inscrição, histórico escolar do mestrado e declaração do orientador ou coordenador do curso com indicação de período de defesa da dissertação. Caso o candidato seja selecionado e não conclua seu curso até o período de matrícula para início da pós-graduação, perderá a vaga.

Como é feita a seleção de candidatos?

Resposta: A seleção dos candidatos é feita pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola que é composta por cinco membros, sendo quatro professores e um representante discente. O processo seletivo ocorre com base em critérios estabelecidos pela Comissão Coordenadora e divulgados na página web do Programa. A seleção ocorre da seguinte forma:

Mestrado:

Analise do Histórico Escolar e o “Currículum vitae”.

Prova de conhecimento básico em bioquímica.

Doutorado:

Analise do Histórico Escolar e o “Currículum vitae”.

Defesa de projeto de tese.

Prova de conhecimento básico em Bioquímica.

Prova de língua inglesa.

Quando é feita a seleção de candidatos?

Resposta: A seleção é feita duas vezes por ano. Uma é feita no meio do ano (as inscrições encerram-se em 15 de maio) para início no segundo semestre do mesmo ano e a outra seleção é feita no final do ano (as inscrições encerram-se em 15 de setembro) para início no ano seguinte. Não há data fixa para o processo seletivo. Em geral, a seleção ocorre entre junho e julho ou novembro e dezembro.

Quantos candidatos são selecionados anualmente?

Resposta: Não há um número fixo de candidatos que serão selecionados anualmente. Estes números podem variar e dependem de fatores como o perfil dos candidatos inscritos, o número de bolsas recebidas das agências de fomento pela pós-graduação nos últimos anos e o período de conclusão de curso dos atuais estudantes de mestrado e doutorado em Bioquímica Agrícola.

Posso me inscrever para a seleção que ocorre no meio do ano e, se aprovado, iniciar o curso somente no início do ano seguinte?

Resposta: Não, o candidato é selecionado apenas para o período para o qual se inscreveu.

Entre os formulários de inscrição, há um que solicita ao candidato indicação de um plano de trabalho. Preciso apresentar um pré-projeto? Devo levar em conta as linhas de pesquisa do Programa neste plano?

Resposta: A exigência básica é que o candidato preencha o formulário com as informações solicitadas. Caso o candidato queira apresentar uma proposta de trabalho mais ampla e detalhada, fica a seu critério. Ressalta-se que o plano de trabalho do candidato deve estar em consonância com as linhas de pesquisa do Programa de Bioquímica Agrícola da UFV, que são: Biologia Molecular de Patógenos Animais, Controle da Expressão Gênica, Interação Patógeno – Hospedeiro; Sanidade em Animais Domésticos e Silvestres; Enfermidades Veiculadas por Carrapato; Genômica Funcional de Estresses em Plantas; Bioquímica Animal/Metabolismo; Metabolismo Lipídico, Bromatologia e Produção de Enzimas por Fermentação; Bioquímica e Biologia Molecular no Estudo da Biodiversidade de Plantas; Vacinas e Kits Diagnósticos Contra Viroses Animais; Proteínas e Enzimas; Enzimologia, Proteômica e Bioquímica de Proteínas e Peptídeos; Prospecção de Biomoléculas de Defesa; Ecofisiologia de Insetos e Ecotoxicologia de Inseticidas; Produção e Caracterização de Enzimas de Interesse Biotecnológico; Flavonóides e Fitoterápicos: Isolamento, Purificação e Efeitos de Produtos Naturais no Metabolismo Animal; Enzimas Hidrolíticas e de Interesse Industrial; Biotecnologia.

Preciso ter um orientador previamente definido antes do início do processo seletivo?

Resposta: Não. No Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola, a indicação de orientador poderá ocorrer após o candidato ter sido selecionado e ter iniciado seu curso de pós-graduação.

No caso de candidato estrangeiro, como é feita a inscrição e como se dá o processo seletivo?

Resposta: Esta informação deverá ser obtida diretamente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cursei disciplinas em um Programa de Doutorado de outra instituição, mas não o concluí, pois não defendi a tese. No caso de ser selecionado no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola da UFV, posso aproveitar essas disciplinas cursadas?

Resposta: É possível o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outra instituição, desde que compatíveis com o conteúdo de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola da UFV. Há limites e regras específicas para o aproveitamento desses créditos, de acordo com o Regimento de Pós-Graduação da UFV. A solicitação de aproveitamento de créditos deve ser feita pelo candidato aprovado, ocasião em que deve apresentar o histórico escolar e os programas analíticos das disciplinas cursadas e que deseja o aproveitamento. Os documentos serão analisados por professores do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola responsáveis pelas respectivas disciplinas para a avaliação da equivalência ou a pertinência de conteúdos.

Posso fazer todas as disciplinas (obrigatórias e optativas) do Programa como aluno especial (não-vinculado) e realizar inscrição apenas quando já tiver escrevendo minha dissertação ou tese?

Resposta: Não, pois, para escrever a dissertação ou tese, o estudante precisa ter o suporte de uma Comissão Orientadora que só é indicada para os candidatos aprovados no Programa. Por outro lado, o Regimento de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa só permite ao estudante não-vinculado matricular-se em, no máximo, 2 (dois) períodos letivos (Art. 95, parágrafo 2º.) em até 3 (três) disciplinas por período regular. Só poderão ser aproveitados 12 créditos em disciplinas cursadas com estudante não vinculado. Ressalta-se, também, que o simples fato de cursar disciplinas como estudante não-vinculado não garante aprovação automática no processo seletivo. O estudante não-vinculado concorre em igualdade de condições com os demais candidatos inscritos no processo seletivo.

- Provas

No processo seletivo, são realizadas quantas avaliações e em que datas?

Resposta: Para o mestrado, será realizada umaprova de conhecimento básico em bioquímica, e para o doutorado, prova de língua inglesa e defesa de projeto de tese, com base em critérios estabelecidos pela Comissão Coordenadora e divulgados na página web do Programa. Não há data fixa para a realização destas avaliações. Em geral, ocorrem entre junho e julho ou novembro e dezembro.

Quais assuntos e, ou, tópicos são cobrados nessas provas?

Resposta: Os tópicos a serem abordados na prova escrita serão: A) Estrutura e Função de: A1) Carboidratos; A2) Lipídeos; A3) Aminoácidos e Proteínas; A4) Ácidos Nucléicos; A5) Enzimas. B) Metabolismo de: B1) Carboidratos; B2) Lipídeos; B3) Proteínas;B4) Ácidos Nucléicos. C) Integração Metabólica.

Há indicação de bibliografia específica para os candidatos estudarem para essas provas?

Resposta: Os tópicos cobrados na prova são padrões e podem ser consultados, como exemplo, o livro NELSON, D.L.; COX, M.M. LEHNINGER Princípios de bioquímica. 4ª edição (ou mais recente) São Paulo. Editora: Sarvier.

Há provas disponíveis de processos seletivos anteriores para consulta pelos candidatos?

Resposta: Não há provas disponíveis para distribuição aos candidatos. Cada semestre a prova é elaborada por dois professores orientadores do Programa, e as provas não possuem um modelo padrão.

Quando o resultado final do processo seletivo é divulgado?

Resposta: Após a homologação do resultado pelo Conselho de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, o Programa divulgará o resultado do processo seletivo, e então os candidatos aprovados poderão ingressar na Pós-Graduação.

Os candidatos precisam realizar alguma prova de inglês?

Resposta: É realizada prova de inglês durante o processo seletivo apenas para o doutorado. Entretanto, o candidato ao mestrado aprovado deve comprovar proficiência em inglês no primeiro ano de seu curso de pós-graduação. Para isso, ele deve realizar uma prova específica de inglês no Departamento de Letras (esta prova é realizada uma vez por semestre), da Universidade Federal de Viçosa, ou cursar uma disciplina específica de inglês oferecida por este mesmo Departamento.

- Bolsas

Quantas bolsas os cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica Agrícola dispõem para distribuir aos candidatos aprovados?

Resposta: Não se pode responder a esta pergunta de forma precisa porque o número de bolsas que o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola recebe anualmente depende das políticas das agências de fomento à Pós-Graduação (CAPES, CNPq e FAPEMIG). Os recursos dessas agências dependem dos orçamentos do Governo Federal (CAPES e CNPq) e estadual (FAPEMIG) e podem variar de ano para ano. Geralmente, só se dispõe de informações específicas sobre o número de bolsas no início do período letivo. Por se tratar de um Programa tradicional, os cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica Agrícola dispõem de certo número de bolsas todos os anos que são distribuídas aos seus estudantes. Entretanto, este número pode atender a todos os estudantes que precisam de bolsas ou apenas a parte deles. Quando o número de bolsas não é suficiente, a Comissão Coordenadora se empenha em obter novas bolsas. Entretanto, deixa-se claro que, qualquer que seja a situação (com números de bolsas suficientes ou não), a Comissão Coordenadora não garante, antecipadamente, bolsas para candidato aprovado.

Há critérios para distribuição das bolsas disponíveis aos candidatos aprovados?

Resposta: Sim. Para os candidatos aprovados para cursar o mestrado e o doutorado, o critério para distribuição das bolsas disponíveis se dá pela ordem de classificação dos candidatos na seleção.

Se não receber bolsa logo no início do curso, posso vir a recebê-la posteriormente?

Resposta: O estudante que iniciar o Programa sem bolsa não terá direito à concessão de bolsa.

Posso fazer o curso sem bolsas?

Resposta: Sim. O Programa aceita alunos sem bolsa.

BUSCA NO SITE

Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Agricola

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

36570-900 Viçosa MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress