Projeto Pesquisa Orientadores

Alisson Carraro Borges – MANEJO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS E QUALIDADE DO MEIO FÍSICO AMBIENTAL

Estuda alternativas tecnológicas para o tratamento de resíduos no meio rural, destacando os processos oxidativos avançados com uso de ozônio, os que fazem uso da digestão anaeróbia com aproveitamento energético e os que se utilizam de macrófitas aquáticas para fitorremediação de poluentes. Atua no desenvolvimento de pesquisas relacionadas no tratamento preliminar, primário e secundário de águas residuárias. As suas pesquisas são sobre sobre lagoas de estabilização, escoamento superficial, fertirrigação e sistemas alagados construídos.

Antônio Teixeira de Matos – TRATAMENTO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS E QUALIDADE DO MEIO FÍSICO AMBIENTAL

Pesquisa sobre o tratamento e aproveitamento agrícola de resíduos, estuda definição de dose de sua aplicação no solo, com base nas vocações dos mesmos como corretivos de acidez, condicionadores e no fornecimento de nutrientes para as plantas. Técnicas de tratamento que envolvem o sistema substrato-planta (Sistemas Alagados Construídos – wetlands) também são objeto de estudos. No que se refere à qualidade ambiental, é estudada a definição de parâmetros de qualidade ambiental para solo e água e de uso em modelos de autodepuração de cursos de água.

Aristides Ribeiro – MODELAGEM DE CRESCIMENTO E DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE CULTURAS BIOENERGÉTICAS; RADIAÇÃO SOLAR E POTENCIAL FOTOVOLTAICO.

Prever o potencial do crescimento e da qualidade dos produtos de biomassa destinados a geração de energia (madeira, carvão, etanol, biogás, etc.); Zoneamento dos potenciais da irradiância de ondas curtas e da condição ambiental para geração de energia fotovoltaica e eólica. Penalizadores das condições atmosféricas limitantes para a geração energética com base em estudo climatológico; otimização de sistemas.

Aristides Ribeiro – USO DA ÁGUA POR ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS; SEGURANÇA HÍDRICA DE SISTEMAS PRODUTIVOS; SISTEMA DE TOMADA DE DECISÃO AGRÍCOLA E FLORESTAL (CLIMA E TEMPO METEOROLÓGICO).

Impacto da mudança de uso do solo e do clima nos recursos hídricos; modelagem hidrológica de microbacias; uso de água pelas culturas agrícolas e florestais e ecossistemas naturais (relações solo-planta-atmosfera); sistemas computacionais para suporte às decisões agrícolas e silviculturais com base no diagnóstico do tempo (estações meteorológicas e série histórica de dados) e no prognóstico (previsões de tempo e clima).

Cecília de Fátima Souza – ESTRUTURAS E SISTEMAS PARA MANEJO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS

Atua no planejamento relativo ao dimensionamento e à aplicação de técnicas construtivas e materiais de construção adequados para execução de estruturas utilizadas no manejo e tratamento de resíduos produzidos nos processos de produção agrícola e pecuária, além da abordagem relativa à orçamentação das obras planejadas.

Daniel Marçal de Queiroz – PROJETO DE MÁQUINAS E AGRICULTURA DE PRECISÃO

Pesquisa sobre projeto de máquinas agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: café, colheita, agricultura de precisão, simulação matemática e secagem.

Delly Oliveira Filho – FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E RACIONALIZAÇÃO DO USO DA ENERGIA EM PROCESSOS AGRÍCOLAS

Pesquisa sobre gerenciamento do lado da demanda, planejamento integrado dos recursos energéticos, análise exergética e energética, energia solar fotovoltaica e térmica e racionalização do uso de energia em processos agroindustriais, instrumentação, modelagem e controle em processos agrícolas.

Demetrius David da Silva – SISTEMA INTEGRADO PARA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Pesquisa sobre sistema integrado para a gestão de recursos hídricos, buscando desenvolver metodologias e tecnologias afetas à gestão e o planejamento dos recursos hídricos, visando a otimização e o uso racional da água, a redução dos conflitos entre os usuários, e a preservação do ecossistema aquático.

Domingos Sárvio Valente – PROJETO DE MÁQUINAS E AGRICULTURA DE PRECISÃO

Pesquisa sobre engenharia de sistemas mecanizados e agricultura de precisão, por meio de modelagem, otimização e avaliação de sistemas mecanizados, análise de sistemas agrícolas de produção, avaliação e desenvolvimento de sensores, análise da variabilidade espacial de variáveis ligadas aos sistemas de produção, processamento de imagens digitais, modelagem de redes neurais artificiais, desenvolvimento de algoritmos e automação de sistemas ligados à agropecuária e agroindústria.

Evandro de Castro Melo – PÓS-COLHEITA DE GRÃOS E PLANTAS MEDICINAIS.

Suas pesquisas versam sobre aspectos relacionados à  pós-colheita de grãos e plantas medicinais, aromáticas e condimentares (PMAC): parâmetros de secagem (temperatura, umidade relativa, velocidade do ar de secagem) e consumo energético; propriedades físicas do produto durante o armazenamento; no caso das PMAC, avaliam-se a quantidade e a qualidade dos princípios ativos de interesse da indústria farmacêutica, de cosméticos e de alimentos.

Everardo Chartuni Mantovani – MANEJO DA IRRIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA

Estuda sobre otimização do uso da água na agricultura irrigada com utilização de balanço hídrico com base em dados meteorológicos e climáticos, umidade do solo, imagens de satélite e função de produção envolvendo modelos de simulação de crescimento de plantas, programas da FAO; Evapotranspiração de culturas irrigadas ; Desenvolvimento e avaliação de sistemas integrados de gestão da irrigação ; e Eficiência do uso de água em sistemas irrigados.

Fábio Lúcio Santos – SIMULAÇÃO, MODELAGEM, PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E MECÂNICA COMPUTACIONAL

Utilização de modelos matemáticos e simulação computacional para estudo de fenômenos físicos encontrados em diversos problemas associados à engenharia de projetos de máquinas. Projeto e desenvolvimento de sistemas mecânicos e máquinas agrícolas com o auxílio de ferramentas computacionais. Estudo de vibrações mecânicas aplicadas ao projeto de máquinas e equipamentos. Aplicação de ferramentas computacionais para análise de sistemas dinâmicos.

Fernando Palco Pruski – CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA E PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Pesquisa sobre o desenvolvimento de tecnologias e obtenção de subsídios para o planejamento, manejo e gestão integrados dos recursos hídricos, visando a tão almejada agricultura sustentável.

Francisco de Assis Carvalho Pinto – TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO APLICADAS AO MANEJO AGRÍCOLA LOCALIZADO

Atua no desenvolvimento de técnicas e métodos para a detecção do estado nutricional de plantas, doenças e pragas na agricultura com base nas características espectrais. Desenvolvimento de métodos para o manejo localizado de culturas agrícolas, utilizando análise e processamento de imagens digitais, pesquisa também sobre projeto de máquinas agrícolas.

Haroldo Carlos Fernandes – DESEMPENHO OPERACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Estuda sobre o desempenho operacional de máquinas agrícolas; ensaio e a avaliação do desempenho de máquinas agrícolas e máquinas de colheita e transporte florestal, análise de fatores relacionados com a ergonomia e segurança das máquinas,  relação máquina/solo e a sua interação com atividade microbiana e estudos relacionados com a utilização do cultivo mínimo e plantio direto.

Ilda de Fátima Ferreira Tinoco – AMBIÊNCIA E INSTALAÇÕES NA PRODUÇÃO ANIMAL

Pesquisa sobre engenharia voltada para o planejamento, concepção e dimensionamento de sistemas de acondicionamento natural e/ou artificial do ambiente térmico, aéreo e sonoro, aplicados a produção animal (toda a cadeia produtiva: do trabalhador aos animais e industria de apoio e processamento), com vistas a melhoria da produção e produtividade da produção de alimentos de origem animal, simultaneamente a garantia de bem estar animal, ergonomia e sustentabilidade econômica, social e ambiental da atividade.

Jadir Nogueira da Silva – ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA SECAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E AQUECIMENTO DO AR AMBIENTE

Pesquisa sobre o desenvolvimento de equipamentos para utilização de alternativas energéticas para secagem de produtos agrícolas e aquecimento de ambientes de criação de animais, em especial aviários. Desenvolve sistemas de controle e automação de fornalhas e gasificadores de biomassas usados na secagem de grãos e para aquecimento de aviários. Atua no uso racional de carvão vegetal e lenha de eucalipto para secagem de grãos de cereais e aquecimento de aviários, via processos de gasificação/combustão.

Lêda Rita D’Antonino Faroni – QUALIDADE EM PROCESSOS DE SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS; OZÔNIO EM PROCESSOS DE DESCONTAMINAÇÃO, DETOXIFICAÇÃO E REMOÇÃO DE AGROTÓXICOS; CONTROLE DE INSETOS-PRAGA DE GRÃOS E SUBPRODUTOS ARMAZENADOS.

Pesquisa sobre novas alternativas para secagem e armazenamento de produtos agrícolas, ozônio em processos de descontaminação, detoxificação e remoção de agrotóxicos, controle de insetos-praga de grãos e subprodutos armazenados.

Márcio Arêdes Martins – BIOCOMBUSTÍVEIS; MODELAGEM E SIMULAÇÃO POR MECÂNICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL

Pesquisa sobre Biocombustíveis quanto a aspectos de produção de biomassa, extração e caracterização de óleo, produção, otimização e caracterização de biodiesel de fontes oleoginosas, sobretudo macaúba, pinhão-manso e microalgas. Atua, também, sobre modelagem e simulação por mecânica dos fluidos computacional, de caráter interdisciplinar na investigação de fenômenos de transporte de massa, energia e fluidos no setor agrícola e industrial, com ênfase em fornos industriais e sistemas térmicos.

Mauri Martins Teixeira – PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E ENGENHARIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Atua em Engenharia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, Mecanização Agrícola e projetos de máquinas agrícolas

Paulo Cesar Corrêa – PROPRIEDADES FÍSICAS, SECAGEM, ARMAZENAGEM, TRANSPORTE (GRÃOS, SEMENTES, FRUTAS E HORTALIÇAS) E AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Atua no estudo de propriedades físicas de grãos, sementes e frutas analisando e modelando as propriedades mecânicas, óticas, de fluxo e sua caracterização física como, forma, tamanho, rugosidade e encolhimento. Os estudos avaliam a qualidade dos produtos, como índices destrutivos e não-destrutivos, durante o seu desenvolvimento, colheita e processamento pós-colheita e durante a conservação. Além disso, estuda-se a cinética e  termodinâmica dos processos de sorção com enfoque à secagem com condições controladas e análise de equilíbrio. Também estuda sobre a produção de pó de polpas de frutos tropicais pelo método de secagem em camadas de espuma e aplicação de raios infravermelhos.

Richard S. Gates – BIOENERGIA E ENGENHARIA DE SISTEMAS BIOLÓGICOS

Pesquisa sobre avaliação de perdas pós-colheita, medida de referência da qualidade do ar agrícola e avaliação de técnicas de mitigação, incluindo manipulação da dieta e biofiltração, e desenvolvimento de instrumentos biológicos para medir o bem-estar animal. Atua também como inventor de tecnologias de controle de ambiente, incluindo otimização econômica, controle de déficit de pressão de vapor, e tempo integrado de controle variável e do uso da lógica fuzzy para sistemas de ventilação e aquecimento de instalações de produção animal.

Rubens Alves de Oliveira – MANEJO DE IRRIGAÇÃO

Pesquisa sobre manejo da Irrigação, o qual visa estudar a necessidade de água das plantas e a produtividade das culturas irrigadas, sob diferentes condições de solo e clima, além do desenvolvimento de novas tecnologias.

Silvio Bueno Pereira – CONSERVAÇÃO DO SOLO E ÁGUA; MANEJO INTEGRADO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

Estuda metodologias e técnicas da Engenharia aplicada à gestão de recursos hídricos e conservação do solo com impactos na avaliação da quantidade e qualidade da água. Inclui o desenvolvimento de metodologias para novas formulações para a outorga e cobrança pelo uso dos recursos hídricos, formulações para identificação da ocupação e capacidade de uso do solo em bacias hidrográficas, além da modelagem da vazão em cursos de água.

BUSCA NO SITE

Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Agricola

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

36570-900 Viçosa MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress