Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – PPGEA-UFV completou em 2015, 45 anos de atividades. O Mestrado teve início em 1970 com as Áreas de Concentração: Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, Construções Rurais e Ambiência, Energia na Agricultura, Mecanização Agrícola e Irrigação e Drenagem, atualmente denominada de Recursos Hídricos e Ambientais. O doutorado teve inicio em 1989 com o oferecimento de treinamento na Área de Irrigação e Drenagem, atualmente denominada Recursos Hídricos e Ambientais. Em 1995 foi criado o doutorado na Área de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, seguida, em 1998, das Áreas de Construções Rurais e Ambiência, Energia na Agricultura e Mecanização Agrícola.

Desde a criação do Programa até dezembro de 2014, foram defendidas 679 dissertações de mestrado e 333 teses de doutorado.

Desde o inicio das avaliações dos Programas de Pós-Graduação no País realizadas pela CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola obteve o Conceito “A”. A partir da emissão de Conceitos pela CAPES, o PPGEA obteve, até o triênio 2008-2010, o Conceito 5; no último triênio, 2010-2012, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola obteve o Conceito 6, o único Programa, na Área de Engenharia Agrícola, do País a obter o Conceito de Excelência.

O PPGEA-UFV é coordenado e está vinculado ao Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Viçosa cujo, corpo docente ministra todas as disciplinas da Área de Concentração. Todas as disciplinas, incluindo as de Domínio Conexo, são ministradas no Campus da UFV em Viçosa, MG.

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola é altamente qualificado, com sólida e bem sucedida história de parcerias com o setor empresarial. Os Professores são membros de comitês do CNPq, da FAPEMIG, da CAPES e de conselhos editoriais de importantes periódicos nacionais e internacionais.

No treinamento dos estudantes de pós-graduação destaca-se a preocupação com a qualidade do profissional que está sendo formado. Para isso, o Programa conta com: 1) uma grade curricular que permite uma sólida formação teórica; 2) um corpo de Professores de elevada qualificação e desempenho profissional; 3) uma experiência de intercâmbio interinstitucional em níveis nacional e internacional; e 4) uma sólida e bem sucedida história de parcerias com o setor Empresarial.

BUSCA NO SITE

Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Agricola

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

36570-900 Viçosa MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress